Vasectomia: Tudo que você Precisa Saber

A vasectomia é conhecida como a cirurgia que os homens fazem quando decidem que não querem mais ter filhos. Ela é uma intervenção cirúrgica muito rápida, geralmente leva em torno de 20 minutos, e é feita por um urologista no próprio consultório médico.

Quer ter informações completas sobre como funciona a vasectomia, qual o procedimento, valores, cuidados e muito mais? Acompanhe aqui e fique por dentro.

Vasectomia: como é feita?

Vasectomia: Tudo que você Precisa Saber

O médico corta no escroto os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Dessa maneira, os espermatozóides não são liberados durante a ejaculação do homem, sendo que o óvulo não é fecundado e assim não acontece a gravidez.

O procedimento é fácil, rápido e simples. Muitos homens tem medo pela região sensível, porém é algo muito seguro e que vários homens estão aderindo cada vez mais.

Quando tempo de recuperação?

A recuperação da cirurgia costuma ser muito tranquila e sem complicações. Porém é comum que aconteça uma inflamação local, o homem sente o escroto muito mais sensível, além de sentir uma sensação dolorosa na hora de caminhar ou se sentar nos primeiros dias.

A dor vai diminuindo com o passar do tempo. O homem pode voltar a dirigir a fazer suas atividades diárias logo depois de 2 até 3 dias da cirurgia. Atividades sexuais só podem ser retomadas depois de uma semana com a cicatrização adequada.

O efeito é instantâneo?

Vasectomia: Tudo que você Precisa Saber

Embora os efeitos costumem ser imediatos, é indicado o uso de preservativo ou outros métodos anticoncepcionais por pelo menos 3 meses após a cirurgia. Isso porque ainda existem alguns espermatozoides no canal que podem sim engravidar.

É necessário em média 20 ejaculações para que todos os espermatozoides sejam eliminados de dentro do canal. Geralmente o homem passa por um exame de contagem de espermatozoides para ter total garantia de que foram eliminados.

Diferente do que se imagina, o homem não deixa de produzir espermatozoides, porém eles não conseguem chegar até o canal vaginal, isso pelo corte do local de transmissão, impedindo assim a gravidez.

Dá pra fazer pelo SUS?

Assim a laqueadura, é possível sim fazer a vasectomia pelo SUS, porém é importante saber que existem dois pré requisitos: ter mais de 35 anos e dois filhos.

Porém ela não é uma cirurgia extremamente cara quando feita no particular, geralmente custa entre R$ 500 até R$ 3000, tudo vai variar da clínica e do médico escolhido.

É reversível?

Vasectomia: Tudo que você Precisa Saber

Em alguns casos a vasectomia é sim reversível, isso por meio da ligação novamente dos canais deferentes, porém as chances de sucesso não são altas e podem variar de acordo com o tempo passado da cirurgia inicial.

Isso porque com o passar do tempo, o corpo vai deixar de produzir espermatozoides, mas produz também anti corpos que vão eliminar aqueles poucos espermas que ainda sobrevivem.

Por isso a vasectomia e também a laqueadura são indicadas apenas quando se tem a plena certeza de que o casal não quer mais ter filhos.

Dúvidas comuns

Uma das dúvidas mais comuns por parte de quem quer fazer a vasectomia é se ela pode influenciar na impotência sexual, porém esse risco é muito baixo. Isso porque a cirurgia é feita no canal deferente e não diretamente no pênis.

É comum que algumas homens passem por essa situação logo após a cirurgia, isso porque estão ansiosos e ainda com a região muito frágil. Outra dúvida é se essa cirurgia afeta o prazer sexual masculino. A resposta é não, isso porque o homem continua produzindo testosterona normalmente, o hormônio que é conhecido por aumentar a libido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply